Seu celular te domina? Truque simples te ajuda a se libertar

Cansado de perder horas do dia em futilidades no smartphone? O artista japonês Ichihara Tatsumi também estava e compartilhou em um write-up no X (ex-Twitter) uma simples mudança nas configurações do celular que o fez usar menos o aparelho.

O homem relatou que mudar a tela para preto e branco tornou o dispositivo “chato”, com isso, reduziu seu tempo de uso consideravelmente. A publicação, que já foi vista por mais de 1 milhão de pessoas e compartilhada milhares de vezes.

Na publicação, Tatsumi explica que teve a ideia depois que um amigo lhe explicou que o uso de telas superestimula o cérebro.

As cores vibrantes e os estímulos visuais constantes das telas coloridas são como doces para o nosso cérebro. Eles liberam dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, criando um ciclo de vício. A escala de cinza take away esses elementos, tornando o aparelho menos interessante e, consequentemente, reduzindo o tempo de uso.

Mas será que realmente funciona?

Além do próprio relato do artista japonês, o post conta com comentários de outros usuários que também aprovaram a iniciativa. Mas será que retirar as cores realmente ajuda a reduzir o tempo de tela?

Ao que parece, sim. Em 2017, o site de tecnologia norte-americano Daily life Hacker publicou uma matéria sobre uma fala de Tristan Harris, ex-designer de ética em design and style do Google. Fundador de uma organização sem fins lucrativos chamada Time Effectively Spent (Tempo bem gasto, em livre tradução), Harris afirmou que “a tecnologia é projetada para ser viciante e sequestrar nossa atenção”.

Sua sugestão para combater o vício no telefone foi exatamente de ativar a escala de cinza no aparelho. Além disso, propõe desativar notificações de aplicativos não essenciais e limitar o tempo de uso das redes sociais.

Como deixar o celular em preto e branco

No Apple iphone, a alteração deve ser feita nas configurações de escala de cinza. Para isso, vá em Ajustes Acessibilidade Tela e Tamanho do Texto. Ative a chave ao lado de Filtros de cor e mantenha selecionada a opção Tons de cinza.

Já em aparelhos Android, o processo pode variar um pouco de um aparelho para o outro, mas o caminho é basicamente o mesmo. Vá em Configurar Bem-estar digital e controle da família Modo hora de dormir. Mantenha ativada a opção Escala de cinza.

Se quiser continuar recebendo chamadas e notificações, desative o modo Não perturbe. Toque em Próxima e defina o período em que deseja que a tela em preto e branco seja ativada. Então, é só finalizar em Concluído.

Brasil no best 3 dos que usam mais o celular

De acordo com dados reunidos pelo web site de ferramenta de monitoramento Exploding Topics, em 2023, as pessoas passam, em média, 3 horas e 15 minutos no celular, por dia. O tempo médio dos brasileiros, entretanto, é bem exceptional.

O Brasil ocupa o terceiro lugar no rating dos países onde as pessoas passam mais tempo no telefone. Por aqui, a média sobe para 5 horas e 25 minutos, ficando atrás apenas da Tailândia (5 horas e 28 minutos) e das Filipinas (5 horas e 47 minutos).

Taysa Coelho


Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.

Close
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Close