Nova polêmica: ChatGPT usa seus dados para treinamento de IA; saiba desativar

Se você utiliza o ChatGPT para gerenciar aspectos da sua vida e frequentemente insere dados sensíveis na plataforma, é importante garantir que você desativou uma configuração importante, caso contrário, o modelo da OpenAI estará se treinando com as informações que você fornece.

ChatGPT usa informações para aprender (Imagem: freepik)

Dados sensíveis e configurações padrão

Calma, antes de entrar em pânico, saiba que nem todos os dados são automaticamente enviados para o pool de treinamento do ChatGPT. Conversas temporárias e planos empresariais têm essa funcionalidade desativada por padrão.

Além disso, a OpenAI assegura que os dados são mantidos privados e usados exclusivamente para melhorar a compreensão da linguagem pela IA, e não para criar perfis individualizados de usuários para publicidade ou outros fins.

No entanto, se você possui uma conta gratuita ou mesmo uma conta premium ChatGPT Plus, todas as suas interações estarão, por padrão, ajudando a treinar o ChatGPT. Então, como desativar essa opção?

Como desativar a contribuição de dados

Se você quer optar por não contribuir com seus dados para o treinamento dos modelos de IA, siga esses passos:

1. Clique na sua foto de perfil no canto superior direito da tela do ChatGPT.
2. Vá em Configurações, e na terceira opção, clique em Controles de Dados.
3. Nesse submenu, desative a opção “Melhorar o modelo para todos” e feche as configurações.

Desativar chatgpt coleta de dados
É simples desativar o uso dos seus dados (Imagem: Techradar)

A Era da IA mais privada?

A privacidade na IA sempre foi um tema importante, mas ganhou destaque recentemente após a WWDC 2024 da Apple. Durante o evento, a Apple apresentou seu modelo Apple Intelligence, destacando métodos avançados de manejo de dados e privacidade, verificados por entidades independentes.

Isso ocorre também após a desastrosa implementação do Recall pela Microsoft, uma funcionalidade do Windows Copilot que tira capturas de tela com frequência e registra todas as ações do usuário no PC, oferecendo uma utilidade duvidosa e levantando preocupações sobre privacidade.

O futuro da privacidade na IA

Acreditamos que a privacidade continuará sendo um tema crucial, com os usuários cada vez mais atentos a configurações automáticas de compartilhamento de dados, como o ‘Melhorar o modelo para todos’ do ChatGPT. Resta ver como os criadores de IA reagirão a essas preocupações.

FIQUE POR DENTRO!

  • Brasil já adota IA para barrar emplacamentos falsos
  • Optimus em ação! Robôs humanoides Tesla já trabalham junto a humanos
  • Vazamento de dados colossal expõe 361 milhões de e-mails no Telegram
Close
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Close