Não é ficção: eleições do Reino Unido terão avatar de IA como candidato

A corrida para as eleições do Reino Unido já se iniciaram e no dia 4 de julho, os cidadãos irão às urnas votar no candidato de preferência. No entanto, as eleições da região contam com uma novidade entre os candidatos: um avatar criado por inteligência artificial (IA). Parece pegadinha, né? Mas, por mais incrível que pareça, isso realmente está acontecendo. Não é ficção científica.

Nomeado como “AI Steve”, o avatar representa Steve Endacott, empresário da Neural Voice, uma empresa que cria assistentes de voz personalizados para empresas com avatares de IA. E é justamente a tecnologia de sua empresa que está por trás do candidato avatar.

De acordo com o empresário, sua intenção com Steve é que os eleitores possam conversar com o IA para que ela possa considerar suas opiniões políticas.

(Imagem de fundo: Marine Deswarte/ Getty Images; Montagem: TechShake)

“Na verdade, penso que estamos a reinventar a política usando a IA como base tecnológica, como copiloto, não para substituir os políticos, mas para realmente ligá-los ao seu público, ao seu eleitorado”

– Steve Endacott, empresário da Neural Voice.

Atualmente há um site em que os usuários podem fazer perguntas à AI Steve e compartilhar suas visões políticas. Nas interações, o avatar fornecerá respostas em voz e texto baseado nas informações do partido de Endacott (Green Party, ou Partido Verde na tradução).

Não é ficção: eleições do Reino Unido terá avatar de IA como candidato

(Imagem: Captura de tela)

Caso AI Steve vença a eleição, Steve Endacott participará de reuniões presenciais e sessões parlamentares em nome do avatar.

De acordo com o empresário, o AI Steve representa pode representar uma forma mais direta de democracia. Para reforçar este argumento, Endacott disse que espera que suas opiniões políticas sejam diferentes das de AI Steve, no entanto, ele afirma que, caso a IA seja eleita, votará de acordo com as preferências dos eleitores coletadas pelo avatar.

Em 2022, o Endacott concorreu ao cargo de vereador do Partido Conservador e obteve menos de 500 votos, será que este apelo utilizando a tecnologia do momento fará com que ele ganhe popularidade e mais votos?

Com informações de Wired, Gizmodo e NBC News.

FIQUE POR DENTRO!

  • Nova polêmica: ChatGPT usa seus dados para treinamento de IA; saiba desativar

  • Brasil já adota IA para barrar emplacamentos falsos

  • Como assim?! OpenAI admite não saber como sua IA funciona de fato

Close
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Close