Google Play Store bloqueou mais de 2 milhões de aplicativos com malware em 2023

O Google relatou nesta semana que bloqueou a publicação de 2,28 milhões de aplicativos maliciosos na Play Store em 2023. De acordo com a empresa, essas aplicações apresentavam diversas violações de políticas da loja para proteger seus usuários.

Em postagem, o Google explica que fortaleceu seus processos de integração e revisão de desenvolvedores de apps, exigindo mais informações de identidade quando eles criam suas contas.

Utilizando as ferramentas e processos de análise, foram identificadas e banidas 333 mil contas mal-intencionadas da Google Play, por conta de malware e mais violações graves das políticas.

Outro número impressionante está relacionado a correção ou rejeição de 200 mil envios de aplicativos que solicitavam permissões perigosas, como acesso às mensagens SMS e dados de localização em segundo plano.

(Imagem de fundo gerada com IA do Copilot)

A empresa explica que utilizou seu o princípio “SAFE” para melhorar a estrutura da Play Store e experiência dos usuários e desenvolvedores. Esse princípio adota as seguintes filosofias:

  • Ajudar os usuários a descobrirem aplicativos de qualidade em que possam confiar.

  • Criar proteções de plataforma para permitir que os desenvolvedores se concentrem no crescimento.

  • Agregar valor para todos, sem comprometer a segurança do usuário.

  • Ficar à frente das ameaças emergentes evoluindo nossas políticas, ferramentas e tecnologia.

Mesmo com essas proteções, muitos agentes mal-intencionados ainda conseguem se aproveitar de brechas para publicar aplicativos com malware na Google Play Store. Felizmente, o Google age rápido para remover essas ameaças quando recebem denúncias.

FIQUE POR DENTRO!

  • Cuidado com o Android: Malware finge ser atualização do Chrome para roubar dados bancários

  • Relatório revela que tecnologia evita milhões de tentativas de fraude em 2023

  • Para evitar spam, Gmail bloqueará e-mails enviados em massa

Close
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Close