Fim da perseguição: Android e iOS alertam sobre tags rastreadoras

A Apple e Google iniciaram uma parceria para permitir que iPhones e smartphones Android apresentem alertas aos usuários quando houver dispositivos de rastreamento próximos. Isso acontece por conta do padrão Detecting Unwanted Location Trackers (DULT), nova iniciativa que visa detectar rastreadores indesejados. Com isso, as fabricantes de tags terão que se adequar ao padrão estabelecido.

Nos iPhones, a funcionalidade Cross-Platform Tracking Detection foi lançada no iOS 17.5 -disponibilizada nesta segunda-feira (13). Com esse recurso os usuários poderão evitar serem perseguidos por AirTags e demais rastreadores Bluetooth compatíveis com a rede Find My. Nos dispositivos Android, a novidade está disponível para aparelhos que rodam o sistema operacional partindo do Android 6.

iPhones e celulares Android avisarão se você estiver sendo perseguido por rastreadores Bluetooth
(Imagem: Đức Trịnh/ Unsplash)

Dessa forma, os celulares apresentarão um alerta “Rastreador viajando com você” ou “Item encontrado em movimento com você” (nos iPhones), indicando que há um rastreador desconhecido acompanhando o usuário.

Google e Apple explicam que os usuários terão a opção de reproduzir um som no rastreador, facilitando que ele seja localizado.

Diversas fabricantes de tags como Chipolo, eufy, Jio, Motorola e Pebblebee, se comprometeram a garantir que seus dispositivos serão compatíveis com o padrão Google-Apple.

FIQUE POR DENTRO!

  • IA do iOS 18 poderá compreender áudios; entenda

  • Carrega o celular enquanto dorme? Apple alerta sobre perigos

  • Carteira do Google deixará de funcionar em alguns celulares; saiba quais

Close
Your custom text © Copyright 2024. All rights reserved.
Close